quarta-feira, 10 de março de 2010

SENTIMENTOS GRATUITOS


“Tudo que amo deixo livre. Se voltar, é porque conquistei. Se não voltar, é porque nunca tive”. Este pequeno texto me encantou desde a primeira vez que o li, no comecinho do filme Proposta Indecente, em mil novecentos e sei lá quanto. De lá para cá, nunca o esqueci, até porque ele se tornou cada vez mais comum nos Orkut’s, MSN’s e rabiscos das garotinhas – e garotonas – que também acreditam nessa coisa de ir e voltar gratuitamente.
O poeta Mário Quintana utilizou-se de outras palavras para dizer a mesma coisa: “O segredo é não correr atrás das borboletas. É cuidar do seu jardim para que elas venham visitá-lo”. Certamente, ele também acreditava no ‘ir e voltar gratuitamente’, na liberdade de trânsito, nos sentimentos 0800 e na certeza de que se foi bom haverá bis. Perdi a conta das vezes em que meu coração ficou de luto porque muita gente passou por minha vida de modo ‘cometa’. Elas foram, não voltaram e eu fiquei...fiquei sem entender nada.
E no meu caso, não entender o trânsito ‘desaforado’ das pessoas causava em mim uma angústia profunda. Mas é necessário parar para ao menos tentar compreender o outro, juntamente com seus motivos para arrumar a sacola e seguir seu rumo. E quando isto for tarefa difícil demais para você, um simples mortal, experimente perguntar-se se teria forças suficientes para segurar quem não quer ficar e mantê-lo preso ao seu lado. O esforço seria assutador e você correria o sério risco de chegar até o fim da linha desidratada de tanto suor derramado.
Isto sem falar que não existe prova de amor maior do que respeitar a liberdade do outro. “O que é do homem o bicho não come”, diz o ditado. “O que tiver de ser seu, será”, diz a vida. E é isso aí! Não se feche no seu mundinho com medo do movimento das pessoas pelas suas ruas. Você correrá o risco de não ver outras passando. Faça melhor que isso: encante-as naturalmente com o seu melhor. E se isto não for suficiente, conforme-se, respire fundo e dê o passo seguinte: cuide do seu jardim, decore a sua alma e acredite que no tempo certo as borboletas sobrevoarão o seu céu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário