sábado, 13 de novembro de 2010

FLOR DA PALMEIRA


“Lá vem a flor da Palmeira, a mulher mais dançadeira e cheirosa que já conhecemos”. Com esta saudação, Maria Ferreira, ou simplesmente Binha, era recebida quando ‘botava os pés nos forrós da vida’ que aconteciam nos fins de semana, lá pelas bandas da zona rural de Malhador – distante 49 quilômetros de Aracaju.

Os homens se animavam, ‘as mulheres enciumadas ficavam’ e a poeira subia quando ela chegava. Aos 72 anos, Binha relembra, sorrindo, um pouco das coisas que aprontou nos melhores dias de sua mocidade.

Maria Ferreira é uma das figuras mais simpáticas do povoado Palmeira. Dona de muitas risadas e estripulias, das quais ela não se arrepende de jeito nenhum, Binha ganhou como brinde 22 filhos gerados quando a poeira baixava e no apagar das luzes de cada forrobodó.

Um detalhe importante: ela nunca casou e apenas dois dos seus rebentos tinham o mesmo pai. “Os outros são de pais diferentes, que nunca conheceram os meninos. Eu ficava os nove meses sozinha, porque eles me abandonavam. Depois de 15 dias de parida, eu botava o meu batom vermelho, o meu rouge e ia de novo para os bailes dançar. Chegando lá, eu me engraçava por outro filho da peste, e começava tudo outra vez”, relembra, às gargalhadas. “Os homens não se apaixonam tão fácil. É tudo ilusão”, acrescenta.

Apesar de tantas paixões, a namoradeira Binha sempre trabalhou para criar a prole. E deu conta do recado. “Criei todos na barra da minha saia, comendo adicuri e jenipapo”, diz. Sobre o quesito ‘preconceito’, ela afirma que nunca sofreu discriminação por ser mãe solteira. Também não gosta de dar conselho, porque acredita que as pessoas só compreendem os problemas quando passam por eles.

Binha enfrentou uma vida inteira de dificuldades, mas se declara uma mulher realizada ao lado dos seus filhos e de mais de 40 netos. “Não me arrependo de nada. Sempre fui feliz e nunca vivi de aparência como acontece com muitas mulheres casadas, que ficam em casa, sofrendo, e eles na rua, aprontando”, declara a simpática Binha.

Um comentário:

  1. parabens a binha por sua dedicacao e declaro que sou um dos seus bisnetos matheus luiz filho de sua neta claudia filha de maria nubia (bisuita)

    ResponderExcluir