sexta-feira, 15 de outubro de 2010

PRAÇA LUIZ GONZAÇA É TRIBUTO ESQUECIDO


Apesar de ter sido homenageado pelo Rei do Baião, município de Propriá não retribuiu à altura e deixou patrimônio ao relento

*Alessandra Cavalcanti
Foto: Ana Lícia Menezes

É unanimidade dizer que Luiz Gonzaga foi o maior cantador do Nordeste. E graças ao seu legado, ele foi homenageado em todo o país com estátuas, bustos, títulos, museu, ruas e praças. Na capital sergipana, por exemplo, o Gonzagão é um importante espaço cultural. No interior do Estado (em especial, nas cidades de Propriá, Malhada dos Bois e Canindé de São Francisco), o Rei do Baião também deixou e levou boas recordações.

No município de Propriá, por exemplo, a amizade firmada com o ex-prefeito Pedro Chaves, rendeu troca de presentes e citações dele e da cidade em canções. Para o seu amigo, Luiz Gonzaga compôs o 'Forró de Pedro Chaves', no ano de 1967. Mas antes disto, em 1951 Gonzagão manifestou a grande vontade de retornar à cidade na composição que intitulou 'Propriá'.

Certamente, Luiz Gonzaga quis eternizar as retribuições à receptividade propriarense. Isto porque na década de 50, entre outras gentilezas, o então prefeito Pedro Chaves construiu a primeira praça do país em homenagem ao Rei - a Praça Luiz Gonzaga - bem no centro da cidade.

Ali, o próprio homenageado cantou - feliz e agradecido - em um grande palco montado especialmente para marcar a sua presença na inauguração do lugar. A cidade ficou em festa e celebrou isto como um dos grandes acontecimentos registrados no Baixo São Francisco sergipano.

ABANDONO
Mas com o passar dos anos, aquele patrimônio - palco da festança que recebeu Luiz Gonzaga - acabou sendo esquecido. A comunidade reclama do abandono e 'não entende' como é que tantos administradores passaram pela cidade sem despertar para a construção de um busto que 'registrasse de uma vez por todas' a importância do Rei do Baião para Propriá.

"A praça era uma beleza: tinha flores, era toda cercada e agora está esquecida. Pela importância e consideração que Luiz Gonzaga teve com Propriá, acho que deveriam cuidar melhor desta área. E o primeiro passo, além da limpeza diária, seria a construção de um busto que deixasse a lembrança dele ainda mais forte entre nós", destaca o comerciante Manoel Messias da Silva, o Dudinha, 62 anos.

Fã incontestável de Luiz Gonzaga, o aposentado Paulo Raimundo dos Santos, 67, cultiva um grande sonho: "Antes de morrer, quero ver um busto bem bonito bem no meio da praça. Gostaria muito que o atual ou o próximo prefeito realizasse este meu desejo", destaca.

PROJETO
De acordo com Martinho José da Silva, secretário da Cultura e do Meio Ambiente de Propriá, a atual administração está amadurecendo um projeto de reforma e ampliação da praça para ser implantado no centenário de Luiz Gonzaga, em 2012.

"A praça de fato é um dos símbolos sergipanos em homenagem ao Rei do Baião. A nossa ideia é fazer a junção da praça e de um canteiro que existe ao lado, fazer uma concha acústica e concentrar tudo em um só lugar", diz o secretário.

"No projeto também haverá um portal com a imagem de Gonzagão. A proposta é para 2012, mas se a administração entender que isto deve ser apressado para o próximo ano, assim faremos", acrescenta Martinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário