domingo, 1 de abril de 2012

Atire a primeira flor


Alessandra Cavalcanti

“Quando tudo for pedra, atire a primeira flor”. Desconheço o autor desta citação que, por mais simples que possa parecer, tem marcado presença em meus pensamentos há algum tempo. Não deixa de ser curioso, mas sempre que a situação pede, tenho me deparado repetindo, silenciosamente, ‘vamos lá, é hora de atirar a primeira flor!’.

Sei que é difícil lançar flores em retribuição a pedras recebidas, mas ao me recordar das orientações bíblicas sobre este mesmo assunto, chego mais uma vez à feliz conclusão de que Deus nos quer exatamente assim: puros, brandos, mansos, desprovidos de ira, de mágoa, e de quaisquer sentimentos afins, seja qual for a situação. Em outras palavras, Deus nos quer autores de uma nova lei chamada perdão.

Atirar flor quando tudo for pedra talvez seja o mesmo que perdoar não apenas sete, mas 70 vezes sete; ou, ainda, exercitar a orientação do Senhor Jesus quando enfatizou, lá no evangelho de Mateus, que devemos oferecer a outra face a quem na face nos bater.

No capítulo 5 de Mateus (versículo 16), o Senhor Jesus nos confirma isso ao dizer: “Assim, resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.” E acrescenta, nos versículos 43 e 44: “Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus”. Será que existe maneira mais sublime de atirar a primeira flor?

Por tudo isso, e por tantas outras coisas que não caberiam nestas poucas linhas de editorial, repasso para você, querido irmão-leitor, minha feliz certeza de que atirar a primeira flor é, sim, o tiro mais certeiro dos vitoriosos, dos limpos de coração, dos verdadeiros filhos de Deus. Se você está triste, cansado, amargurado, talvez até prestes a desistir, experimente fazer o que eu fiz: jogue fora todas as pedras, desarme-se, respire fundo, posicione-se e atire a primeira flor. Os resultados são inimagináveis. Garanto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário